APARTAMENTO PARAÍSO

  • Parceria: Elky dos Santos
  • Ano: 2022
  • Local: São Paulo, SP - Brasil
  • Área: 123 m²
  • Categoria: Habitacional
  • Foto: ©Lauro Rocha / ©RUÍNA

A integração cozinha-área social e ampliação da sala foram as primeiras premissas de intervenção. Uma viga invertida embutida na parede entre sala e quarto tornou-se aparente durante a demolição e exigiu pensar uma estratégia que unisse esses dois ambientes separados pelo elemento estrutural acima do piso. Optou-se utilizar a viga de apoio para um mobiliário voltado para ambos os lados, setorizando os ambientes sem separá-los visualmente e possibilitando diferentes tipos de apropriações.

A demanda por duas suítes exigiu repensar o espaço de serviços, que deixou de contar com um pequeno banheiro mal ventilado e mal iluminado, para a construção de um banheiro com acesso pela suíte principal e um lavabo voltado para o corredor e de uso comum. A parede que dividia a cozinha da área de serviço ganhou fechamento com janelas de correr de madeira e vidro até a laje, proporcionando permeabilidade visual de ponta a ponta, permitindo que a iluminação e a ventilação natural funcionassem.

Durante o projeto foi traçada uma estratégia de reaproveitamento dos materiais existentes. Com auxílio de um triturador para obras de pequeno porte, foi possível produzir uma variedade de agregados para reaplicação em contrapisos, argamassas de chapisco, reboco, bancadas e pisos, além de revestimentos e acabamentos. Durante o processo desenvolvemos um material próprio para execução de pisos e bancadas - o entulhite -, que utiliza entulho triturado como agregado e assemelha-se ao conhecido granilite. Os tijolos maciços provenientes da aberturas de paredes foram reaproveitados para configurar as estruturas das bancadas da cozinha e da área de serviço. Azulejos antigos que revestiam os banheiros serviram como revestimento de piso e parede nas áreas avarandadas e foram aplicados em cacos.